Instagram para Campanha Eleitoral

Instagram para Campanha Eleitoral

Se você deseja ser candidato a vereador ou prefeito na próxima Eleição, provavelmente já acompanha o cenário político brasileiro e deve ter percebido como as Redes Sociais foram uma ferramenta indispensável para que alguns candidatos alcançassem o cargo desejado.

Em junho de 2018 o Instagram chegou a 1 Bilhão de usuários ativos por mês, sendo o Brasil o segundo país com maior número de usuários. Pensando nisso, criamos um material com as principais dicas para utiliza-lo em sua Campanha Política. Vamos lá?

Crie um perfil comercial

Este é o primeiro passo que você deve fazer em seu perfil do instagram. Um perfil comercial te permite ter algumas funções diferentes de um perfil comum: Informações, Profissionalismo e Possibilidade de anunciar são algumas delas.

Para transformar seu perfil do instagram na versão Comercial, você deve estar vinculado a uma página no facebook. Com o perfil comercial você pode colocar informações mais detalhadas, acrescentar links,

telefone e endereço em sua biografia, além de criar chamadas de ação e ter acesso às métricas.

Segue passo a passo:

Para criar um perfil comercial, basta acessar a aba de configurações e clicar na opção “Mudar para perfil comercial”.

Poste fotos e vídeos de qualidade

Essa dica pode parecer óbvia mas é comum ver conteúdos de baixa qualidade nas redes sociais.

Publique fotos nítidas, que sejam de fácil assimilação para o seguidor. O próprio instagram oferece ferramentas para edição das imagens e vídeos, permitindo acertar o enquadramento, corrigir iluminação, aplicar filtros, entre outros.

No caso dos vídeos, tenha muita atenção. Não basta apenas ter uma boa qualidade de imagem, é preciso ter um áudio claro, com o mínimo de ruídos. Nem muito alto a ponto de “estourar”, ou muito baixo de uma forma que o seguidor não conseguirá ouvir.

Se você precisa de auxílio na elaboração do conteúdo para suas Redes Sociais para a campanha eleitoral, conte com nosso Pacote Voto Certo para te auxiliar nesse processo.

Conheça o comportamento de seus seguidores

Uma campanha eleitoral de sucesso não se trata de você, mas das pessoas que você consegue envolver. Isso não é diferente nas redes sociais. O público não é mais passivo, ele quer responder e ser respondido, colocar sua opinião, concordar e discordar dos conteúdos ali expostos.

O “story” do instagram exibe várias ferramentas focadas na interação com a audiência, entre eles:

> Enquetes

> Perguntas

> Testes

> Bate Papo

Dica Extra: Sempre busque a interação na postagem dos Storys. O Instagram disponibilizou as ferramentas buscando cliques e se eles acontecem sua página tem um alcance orgânico (sem pagar) maior.

Promova suas postagens*

Estamos adiantando esse tópico para a fase que a Propaganda Eleitoral for liberada (prevista para 16/agosto). Não promova nada antes disso ( temos um artigo aqui sobre essas regras).

O crescimento do seu perfil no Instagram deve ser orgânico e verdadeiro. Isso não quer dizer que não possa alavancar seus resultados através da promoção de posts.

Um dos principais recursos para aumentar o alcance de seu conteúdo é o patrocínio de posts. Essa ação pode levar seu conteúdo para outras pessoas que ainda não sigam sua página.

Mas não basta pagar e esperar o resultado acontecer, é preciso no momento de criar seu post patrocinado, definir informações do seu público alvo, como idade, gênero, região, interesses, etc.

Mantenha a frequência de postagens

Você precisa se comunicar frequentemente com a sua audiência.

Pensa na relação com o seu filho, por exemplo. Adianta você se encontrar com seu filho dois dias e depois sumir do mapa? Não funciona.

O mesmo vale para a sua audiência.

Não adianta conseguir a atenção das pessoas e depois simplesmente deixá-las sem conteúdo.

Elas pararam para te ouvir. Você precisa continuar esse bate-papo, intensificar o relacionamento com elas.

Se você quer ser Eleito, é fundamental intensificar o relacionamento com a sua audiência.

Não existe uma regra que define a quantidade de conteúdo que você deve postar. Teste é essencial. Para quem não tem ideia de por onde começar, poste pelo menos 4 a 5 vezes por semana.

Mais do que bom senso é preciso testar vários tipos de conteúdo em vários horários para saber como é melhor se comportar. Equilibre: não exagere, enchendo a timeline do seguidor, e nem seja ausente a ponto de ser esquecido.

Quer saber como fazer isso? Vamos à nossa próxima dica: as métricas.

Avalie as métricas

Informação é poder! Teste as dicas que citamos acima, mas não esqueça de acompanhar as métricas fornecidas pelo perfil comercial do instagram.

Os relatórios gerados, mostram o resultado que seu conteúdo lhe trouxe.

Através das métricas você tem acesso a quantas pessoas acessaram seu perfil, visualizaram suas postagens e o perfil de sua audiência como localização, idade, sexo, entre outros.

Esse passo é MUITO IMPORTANTE! São as métricas que ajudam a entender o comportamento do público, se os seus conteúdos estão gerando resultados. Através dessas informações é possível criar cada vez mais estratégias melhores que engajem seu público.

Conheça seus adversários

Fique sempre de olho, você precisa mapear outros candidatos, principalmente os que falam sobre temas parecidos com o seu. Assim, você poderá produzir um conteúdo mais exclusivo.

Não tente imitar seus adversários políticos, lembre-se que cada um tem uma estratégia diferente, principalmente porque público diferentes, exigem conteúdos, horários e abordagens diferentes.

Dica: Busque hashtags como #precandidato #candidato2020

O que não fazer no Instagram

Mesmo seguindo todas as boas práticas do instagram, algumas atitudes que são comuns por alguns usuários podem minar sua estratégia na rede social, veja agora o que não fazer no instagram!

Não compre seguidores

Nunca, jamais compre seguidores! O crescimento de seu perfil deve ser real, as pessoas tem que querer segui-lo por conta própria, por que seu

conteúdo é relevante pra ela.

Comprar seguidores não leva a lugar nenhum, isso não vai fazer que seu perfil seja mais visto, na verdade você provavelmente vai diminuir sua taxa de engajamento se o fizer. Além disso você poderá estar sendo seguido por uma quantidade de perfis falsos ou se verdadeiros, não estão interessado em seu conteúdo.

A melhor maneira de conquistar seguidores é apostando diariamente em um conteúdo relevante para seu público, patrocinando postagens e analisando métricas para manter o perfil sempre atualizado.

Evite pedir votos

Você pode se perguntar, mas como um candidato não deve pedir votos? Não é bem isso, na verdade, o instagram é um lugar ideal para mostrar a proposta de valor do candidato, se esse objetivo for cumprido, provavelmente parte de seu público vai considerar votar em você.

ATENÇÃO: É PROIBIDO PEDIR VOTOS ANTES DO PERÍODO DE CAMPANHA ELEITORAL!

Não ignore seu seguidor

Toda vez que falamos sobre redes sociais aqui precisamos lembrar disso: ninguém quer ser ignorado!

Sempre responda às interações que as pessoas tem com você, seja comentário, resposta a um storie, reação a algum post, entre outros.

Você não gostaria de ser ignorado pelo trabalho que vem fazendo, lembre-se que seu seguidor também sente o mesmo.

Atenção às Regras Eleitorais

Em período eleitoral, usar o instagram (assim como outras redes sociais) exige do candidato muita atenção. Isso por que existem regras específicas desde a pré-campanha, como por exemplo, não fazer pedido explícito de votos ou a proibição de impulsionamento por pessoa física.

As regras são muitas e complexas, por isso preparamos um post especial sobre o assunto:

CAMPANHA ELEITORAL 2020: REGRAS PARA PROPAGANDA ELEITORAL.

Essas são algumas dicas de como usar bem o instagram em Campanhas Eleitorais, se você gostou do conteúdo, experimente coloca-las em prática.

Ah! E mais uma coisa.

Se você acha que não tem o que é necessário para produzir um  conteúdo de qualidade e constante para o seu público, então nosso Kit Voto Certo é ideal para você.

Um grande abraço e vejo você em breve.

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

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