Como montar o Planejamento de mídia para suas Redes Sociais

Como montar o Planejamento de Mídia para suas Redes Sociais

Entenda como criar uma estratégia, produzir conteúdos e analisar resultados.

Wow, Planejamento de mídia para redes sociais é um daqueles tópicos que você não pode deixar de conhecer se deseja melhorar a performance da sua marca nesses canais.

As redes sociais, muitas vezes, têm seu potencial deixado de lado em muitas estratégias de marketing.

O uso desestruturado destes canais traz a falsa sensação de que eles não trazem retorno, enquanto empresas que sabem como utilizar as redes saem na frente!

Campanhas de mídia em redes sociais são fundamentais para aumentar o alcance, gerar conversões, reconhecimento, entre outros objetivos. Mas o que muitos ainda não sabem, é como não passar despercebido em meio a milhares de outras campanhas e um público cada vez mais exigente.

O primeiro passo para criar campanhas matadoras nas redes sociais é fazer o seu planejamento. E, para isso, você vai precisar de uma boa estratégia, conhecimento do público e inteligência de mercado.

Mas não se preocupe, neste post você aprenderá tudo o que precisa para fazer seu planejamento perfeito. Fica com a gente!

Por que fazer um planejamento de mídia?

Vivemos um momento em que as pessoas criam perfis, navegam e interagem em várias redes sociais ao mesmo tempo, tudo isso num piscar de olhos!

Criar uma campanha de mídia nesse cenário é muito diferente do que era em 5 anos atrás, quando você podia concentrar os seus esforços e investimentos no canal principal da marca, por exemplo.

São tantos canais de comunicação que, muitas vezes, fica difícil integrar todos eles na mesma campanha e por isso surge a necessidade de se planejar.

Para não errar nessa hora, você precisa organizar a casa! Então, confira as principais vantagens de fazer um planejamento de mídia antes de sair atirando para todos os lados.

1. Entregar o conteúdo para o público certo

A primeira grande vantagem de ter um plano de mídia é que você consegue entregar o conteúdo para o público certo. Mas o que isso significa?

Basicamente, quando se tem um objetivo claro em mente e um plano estratégico para alcançá-lo, fica mais fácil entender o que público deseja ver e como conseguir conquistá-lo.

É importante conhecer o perfil do usuário para que possamos montar uma campanha que crie um laço direto entre a marca e o público, afinal de contas, marketing em redes sociais é fundamentalmente construção de relacionamentos.

2. Gastar o orçamento com inteligência

Além disso, você pode gastar o orçamento com mais inteligência, trazendo mais resultados, gastando menos, entende?

Ao colocar tudo no papel, você tem uma visão melhor em relação a como direcionar o seu orçamento.

3. Escolher os melhores canais para a campanha

O planejamento te ajuda a escolher os canais certos para veicular a campanha, com base no perfil e no comportamento do público. Entendi. Mas como monto meu plano então?

Como montar um plano de mídia estratégico?

Como montar o Planejamento de mídia para suas Redes Sociais

Para montar um plano estratégico, você deve começar pelo básico e depois então se aprofundar na estratégia. Veja os primeiros passos!

Escolha um objetivo

Primeiro de tudo, pense em qual é exatamente o objetivo para a campanha que será veiculada.

Para definir o objetivo, você deve considerar como a campanha deixará a marca mais perto de alcançar suas metas.

Lembre-se de estar alinhado nesse aspecto, para que o orçamento não seja gasto com campanhas ineficazes.

Alguns objetivos possíveis:

  • percepção de marca;
  • base de contatos para venda;
  • suporte ao usuário;
  • vendas diretas;
  • tráfego do seu blog.

Defina e fique de olho nas Métricas

Após definido o objetivo, especifique como você alcançará esse objetivo através da definição de KPIs, que consistem em indicativos de performance.

São os KPIs que você acompanhará durante a execução do plano, para ver se o objetivo está sendo cumprido. Portanto, eles devem estar alinhados com os objetivos da marca.

Valide o orçamento

É o orçamento que viabiliza a concretização do plano, sendo um dos pontos mais importantes de todo o planejamento.

Para definir o melhor orçamento, você deve conhecer as alternativas de investimentos em cada plataforma e qual seria o valor ideal para que a campanha tenha os resultados almejados.

Analise o mercado

Entender o mercado em que a marca está inserida é fundamental para definir a melhor estratégia.

Conhecendo o mercado, você pode identificar oportunidades com mais facilidade e ter Insights valiosos, evitando erros cometidos por concorrentes, por exemplo.

Além disso, ao analisar o mercado, fica mais fácil de entender qual será o verdadeiro impacto da campanha para o público, e os canais em que você pode ter maior destaque

Escolha as Redes Sociais

Como montar o Planejamento de mídia para suas Redes Sociais

Após a definição do objetivo, KPIs e análise do mercado, fica mais fácil escolher em quais redes sociais atuar.

Considere onde seu público-alvo costuma interagir mais e por quais redes tem preferência, além do cenário do mercado em que a empresa se encontra.

Abaixo você pode conferir uma lista elaborada pela Sprout Social que mostra a média de postagens para perfis em cada uma das redes sociais

  • Facebook: 3 a 10 vezes por semana;
  • Twitter: pelo menos 5 vezes por dia;
  • LinkedIn: 2 a 5 vezes por semana;
  • Pinterest: 5 a 10 vezes por dia.

É importante ressaltar que essa tabela serve de guia, mas não precisa ser uma regra.

Um passo muito importante para conseguir criar conteúdos de qualidade e relevantes é entender bem quais são os melhores formatos de publicação em cada rede social.

Vamos para alguns exemplos:

  • No Facebook, tente mostrar informações sobre seu negócio; publique chamadas que levem para os textos de seu blog; faça chamadas para seus vídeos; publique anúncios de seus produtos.
  • O Instagram é uma rede social mais visual, por isso, capriche nas fotos, faça stories, mas tente não mostrar apenas seu produto o tempo inteiro.
  • Com um canal no YouTube, você pode criar vídeos que mostrem soluções e explicações para pequenos problemas diários relacionados a seu negócio e fazer collabs com outros YouTubers para atrair novos públicos.  
  • Use o LinkedIn para divulgar possíveis vagas em seu empreendimento; crie artigos na própria rede para aumentar sua autoridade em seu nicho e compartilhe posts de seu blog.
  • No Twitter, você pode criar enquetes; fazer uma copy interessante com poucas palavras que desperte o interesse das pessoas para conhecer seu negócio, etc.

Independentemente da rede social que você escolher, essa premissa deve ser sempre levada a sério: crie conteúdos relevantes para sua audiência.

Crie um calendário Editorial

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Além de ajudar no acompanhamento dos anúncios veiculados na campanha, a criação do calendário também te ajuda a organizar o cronograma estrategicamente e com maior eficácia.

Por ter uma apresentação visual, facilita a visualização da abrangência da divulgação, concentração de esforços e distribuição de canais e outros fatores.

Você pode acentuar coisas que já eram feitas nas suas redes anteriormente e criar conteúdos semanais. Alguns exemplos de tópicos que você pode explorar:

  • cotidiano da empresa;
  • datas comemorativas;
  • estímulo à interação (enquetes, quizzes e perguntas);
  • conteúdo informativo e curiosidades;
  • posts produzidos pelos usuários;
  • notícias e atualidades do seu ramo;

Então, mantenha suas publicações na medida 80/20 (80% de conteúdo que educa e apenas 20% de conteúdo que vende) e pense em postagens diferentes para chamar a atenção dos usuários dessa rede. Você pode, por exemplo, fazer ações diferente em datas comemorativas.

Escolha o público

A escolha o público é outro aspecto importantíssimo para o planejamento. É preciso entender exatamente com quem se está falando, para saber onde, como e quando aparecer.

A segmentação do Facebook Ads te ajuda a selecionar o público que faz mais sentido para a marca.

O Audience Insights também é um ótima ferramenta que fornece dados para Insights para você descobrir o público que mais costuma engajar com a marca.

Acompanhe os resultados

Por fim, lembre-se de sempre acompanhar os resultados, afinal, depois de elaborar um super plano, você deve saber se ele vai dar certo.

Aqui, métricas como CPM, CPA e indicadores de tráfego e conversão são essenciais para acompanhar sua campanha.

Quais indicadores precisam ser analisados?

Há alguns indicadores que são fundamentais para acompanhar e analisar durante toda a campanha.

Através deles, você pode ter melhor noção do desempenho da campanha e em quais pontos ela está melhor ou pior.

a. Alcance

O alcance consiste no público que será impactado pela campanha na rede social. Se o alcance for bom, ele atingirá uma boa parte do público definido na segmentação.

b. Frequência
A frequência dos anúncios consiste no número de vezes que o anúncio veiculado será exibido para a mesma pessoa.

É importante ter em mente que nem sempre a frequência alta é um bom sinal. Dependendo do seu objetivo pode ser necessário que mais pessoas vejam o seu anúncio, em vez de os mesmos usuários visualizarem constantemente.

c. Impressões
As impressões consistem no número de vezes que o anúncio foi exibido aos usuários, mesmo que eles não o tenham visualizado. Você pode acompanhar as impressões para saber o quanto sua campanha está sendo exibida nos canais.

d. CPM
CPM (Custo por Mil) indica a relação do custo necessário para que a campanha ou anúncio obtenha mil impressões. Ao atingir esse número, a marca paga o valor determinado. Logo, quanto mais você investir nesse lance, maiores serão as chances de atingir as mil impressões mais rápido.

e. CPA
CPA (Custo por Aquisição) consiste no custo por aquisição ou custo pela conversão da campanha, seja ela o download de um material gratuito, uma venda, ou qualquer outra.

Nesse caso o publisher do anúncio só lucra quando a ação desejada pelo anunciante é realizada pelos visitantes. Por isso, é considerado de baixo risco para as marcas, já que elas só pagam pelas transações que realizaram o objetivo.

Esse modelo é recomendado para quem já tem lucros de margens amplas em seus produtos, pois o valor dos anúncios podem ser mais caros.

f. CTR
CTR (Click Through Rate), também conhecido por taxa de cliques, consiste em uma relação entre clique e impressões, sendo um indicador de como o anúncio chama a atenção das pessoas impactadas.

Quanto maior o CTR de um anúncio, maiores são os benefícios para a marca, como custo mais baixo no Google Ads até um melhor rankeamento nas buscas orgânicas.

g. Cliques
Por fim, os cliques no anúncio são fundamentais de acompanhar, para saber se ele está gerando interações e chamando a atenção do público no canal. Lembrando que essas são as principais métricas para você acompanhar o desempenho dos seus anúncios, além destas, você também deve monitorar os indicadores de acordo com o seu objetivo e formato de anúncio.

Acompanhar a analisar cada uma dessas métricas é fundamental se você deseja otimizar suas campanhas e deixá-las perfeitas.

E a mídia paga?

Pode ser que você tenha ficado se perguntando onde os conteúdos patrocinados de redes sociais entram em todo esse esquema de planejamento.

Bem, isso depende um pouco de cada estratégia, mas resolvemos posicioná-lo no último tópico deste conteúdo propositalmente, para indicar uma possibilidade de investimento mais certeira.

Observar seus números, ao final de um período determinado, indicará o que performou bem na sua estratégia e pode indicar onde o investimento pode ser mais certeiro neste recorte.

Isto pressupõe que um conteúdo que teve um resultado positivo no orgânico provavelmente pode performar bem nos anúncios.

Outra maneira de investir nessa modalidade diz respeito a busca por uma porcentagem dentro da sua estratégia. Por exemplo, se um dos seus KPIs for de gerar leads, você pode separar 20% da meta, todo mês, para vir de mídia paga.

Dessa forma, você consegue entender se tanto a mídia paga quanto a orgânica estão se comportando de maneira esperada para compor seus números finais.

DICA EXTRA: No marketing, é de suma importância realizar testes e mais testes. Sem isso, é impossível identificar problemas e aplicar melhorias.

E aí, está pronto para fazer seu planejamento de mídia?

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

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