A preparação de qualquer candidato para uma eleição não se inicia durante a campanha política, quando ele busca por aceitação do eleitor a suas propostas.
O político precisa construir um caminho seguro para realizar sua campanha muito antes disso. Na chamada pré-campanha eleitoral, que é a fase atual, antes da Propaganda Eleitoral ser liberada, e também seu número de Candidato.
A ideia nessa etapa é ganhar mais popularidade e estreitar laços com pessoas influentes, que possam ser capazes de ajudar na campanha.
Às vezes, realizar uma campanha de qualidade não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Pensando nisso citaremos algumas dicas que ajudarão você a produzir uma ótima pré-campanha. Acompanhe!
O que é e o que não é permitido na pré-campanha eleitoral?
A Lei de número 9.504, de 30 de setembro de 1997, é a responsável por fixar as regras para as eleições no Brasil, chamada de Lei das Eleições. Estão determinadas ao longo do seu artigo 36-A, as regras para uma pré-campanha.
O que pode ser feito?
- Utilizar redes sociais;
- Participação no rádio, na televisão e na internet;
- Menção a sua pretendida candidatura;
- Exaltação de qualidades pessoais.
O que não é permitido?
- Atos que são proibidos em campanhas eleitorais;
- Propaganda paga no rádio e na televisão;
- A transmissão ao vivo de prévias partidárias em rádio e televisão;
- Pedir ou comprar votos;
- Convocação de sistemas de radiodifusão, a fim de difamar partidos.
Como realizar uma pré-campanha eleitoral de sucesso?
1. Analise o desempenho da campanha anterior
Caso você já tenha sido Candidato: antes de começar uma nova disputa política, é preciso examinar algumas ações que não deram certo na última eleição e ver o que poderia ser melhorado. Leve em consideração elementos como direcionamento da campanha e apoios. Normalmente, basta refletir sobre o insucesso da tentativa anterior, para que uma nova tentativa dê certo.
É preciso pensar na atualidade do discurso que será realizado, em casos onde o candidato foi bem-sucedido na última campanha. Geralmente, a necessidade dos eleitores muda de uma eleição para outra, o que às vezes faz com que um candidato não seja reeleito. Aproveite esse período pré-campanha para avaliar a aceitabilidade de seu discurso.
2. Entenda as demandas do eleitorado
É importante saber que quando o assunto é de interesse público, a intenção do candidato só pode ser boa se suas ideias forem relevantes para a população. Dessa forma, é preciso entender aquilo que seus eleitores querem e que se ofereça algo realmente útil a eles. O período pré-campanha é ideal para fazer isso.
Procure trabalhar com pesquisas de opinião. Elas são muito úteis para que o discurso do candidato durante a campanha tenha repercussão e atinja os eleitores. Um simples e-mail com a Pesquisa (você pode usar formulários gratuitos do Google) ou posts nas Redes Sociais pode te dar insights de alta qualidade.
Quando se transmite uma ideia que está ligada às necessidades reais do eleitor, a propensão é que ele se interesse por sua candidatura e deseje saber mais sobre o que você pretende e pode fazer. É importante definir sua base eleitoral a partir desse critério e atuar com maior ênfase em cima dela.
3. Fortaleça lideranças locais
Procure aproximar-se de líderes locais e fazer com que essas lideranças ajudem em sua campanha. Assim, você tem um parâmetro interessante de votos e fazer com que sua candidatura cresça de forma confiável e organizada.
Converse com os mais diferentes grupos: sindicatos, ONGs, grupos de jovens, idosos, clubes, projetos culturais, diretórios estudantis, ligas, entre outros. Eles podem ser muito importantes na divulgação de suas propostas e ideias.
4. Entenda seu potencial de liderança
Você é um líder de verdade? Quem o vê dessa maneira? Por que seus liderados o consideram um líder? Onde estão seus liderados? Reflita sobre essas questões e, no caso de respostas afirmativas, realize o mapeamento das pessoas que aceitam sua liderança para conseguir obter um parâmetro inicial de perspectiva de votos.
Por meio delas, você pode aumentar o alcance de sua campanha e conquistar um maior número de eleitores. Lembre-se de que suas ideias são aceitas por elas mesmas, logo elas são seu melhor cabo eleitoral.
Isso ocorre, pois tendem a influenciar pessoas próximas que passarão a transmitir essa visão para muito mais gente, se também começarem a ver você como um candidato interessante. E é aí que você deve levar em consideração o chamado boca a boca.
5. Defina a imagem e a mensagem que a campanha levará ao povo
Pense em cativar as pessoas não somente com propostas interessantes, mas também com uma imagem forte o suficiente para que você seja sempre lembrado em meio aos outros candidatos. Procure trabalhar com profissionais de qualidade em sua equipe, como fotógrafos e animadores capazes de criar desenhos seus.
Além disso, pense em jingles, músicas que fiquem gravadas nas cabeças das pessoas. Não esqueça também do conteúdo. Já entraram para a história da política brasileira ótimos slogans, por sua pertinência e também por oferecerem algum diferencial.
Fortaleça sua presença online, seja nas Redes Sociais, WhatsApp e e-mail. Enviar conteúdo com frequência aumenta a chance de engajar seus seguidores. Lembre-se: fãs engajados (que costumam curtir, comentar e compartilhar sua divulgação) costumam virar defensores da sua Campanha.
Se você precisa de auxílio na elaboração do conteúdo para suas Redes Sociais para a campanha eleitoral, conte com nosso Pacote Voto Certo para te auxiliar nesse processo.
6. Forme a sua coordenação provisória
É importante reunir-se com as principais lideranças locais, de preferência religiosas e comunitárias, e crie uma coordenação de campanha. Essas pessoas serão de suma importância para transmitir suas ideias e ampliar seus votos.
Devido aos fatos de serem lideranças naturais, seu ponto de vista têm muito mais chance de alcançar mais pessoas. Então, aproxime-se delas e traga-as para o seu lado. De fato, elas poderão fazer toda a diferença durante a campanha.
7. Monte o cronograma de sua campanha
Agora que você tem pessoas influentes engajadas em sua campanha, já pode pensar em como poderá transformar esse potencial em realidade. É o momento de traçar uma estratégia juntamente com essas lideranças.
Com o intuito de alavancar sua candidatura nos pontos mais estratégicos, essa equipe de coordenação pode começar a pensar em quais ações serão tomadas durante a campanha.
8. Defina o mote da campanha
Entenda o seguinte: você só será eleito se oferecer uma ideia relevante para os interesses da população. Dessa forma, a pré-campanha eleitoral aparece como momento ideal para pensar na ideia geral que poderá dar rumo à campanha. Esse é o mote. Tente pensar em algo que tenha a ver tanto com sua identidade, com o objetivo de sua candidatura e também com os interesses de seus eleitores.
O mote da campanha será aquele que gerará uma ideia simples, mas forte o suficiente para que qualquer pessoa fique impactada com suas intenções. Um ótimo exemplo é a campanha que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos: “Yes, We Can!”.
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Por fim, o segredo de uma pré-campanha eleitoral bem-feita é a construção de uma plataforma sólida que envolva a população e divulgue suas ideias e possíveis propostas.
Com essas dicas de ações de pré-campanha eleitoral, você pode melhorar ainda mais a sua campanha, não é verdade? Continue aprimorando o seu relacionamento com o eleitor!
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